Como se formam os líderes? Bem, muitos dizem que a liderança já vem pronta, como um dom que nos acompanha desde o nascimento e vai se mostrando durante a infância. Mas será que é assim mesmo?
Com certeza você já ouviu o conto da Liderança Talentosa. No entanto, como qualquer habilidade, a liderança pode ser aprendida, ensinada e desenvolvida mirando sua evolução.
Sai o chefe, entra o líder
Por muito tempo – e tempo até demais – a figura do chefe reinou inquestionável na sua posição de liderança. Felizmente, as coisas mudam e as relações de trabalho também. Dessa vez, a horizontalidade é palavra de ordem nas organizações mais modernas.
E, assim, o chefe é substituído pelo líder. O líder, exercendo o seu papel, deve escutar, buscar sempre o diálogo, encorajar ideias, flexibilizar rotinas endurecidas e fazer com que seus colaboradores sintam que podem confiar na empresa.
Como a Teoria do Pipeline de Liderança ajuda a desenvolver bons líderes?
Ok, você já entendeu que é possível preparar e desenvolver novos líderes. Mas como, efetivamente, fazer isso? Um dos métodos mais eficazes para isso vem do consultor indiano Ram Charan: como o nome sugere, a teoria defende que para haver grandes transformações, é necessário que haja desdobramentos.
O nome pipeline caracteriza uma tubulação que se desdobra em vários canais diferentes – nesse caso, quem vai se desdobrar é o profissional em busca de novos desafios para exercer uma liderança de sucesso.
No entanto, esse desdobramento não pode acontecer de qualquer jeito. Antes, ele precisa sempre levar em consideração o perfil profissional e a personalidade de cada colaborador.
Charan acredita que ter controle e conhecimento sobre as potencialidades de cada um ajuda o gestor a planejar a trajetória dos seus liderados – tornando-os, eventualmente, bons líderes.
Formação de liderança: o passo a passo de Ram Charan
De acordo com a Teoria do Pipeline de Liderança, existem muitos níveis de liderança dentro de uma organização. Sendo assim, podemos entender que também são necessárias muitas habilidades para preencher cada um desses níveis, certo?
Para Ram Charan, existem os seguintes níveis de liderança:
- Gerenciar a si mesmo a gerenciar outros;
- Gerenciar outros a gerenciar gestores;
- Gerenciar gestores a gerente funcional;
- Gerente funcional a gerente de negócios;
- Gerente de negócios a gerente de grupo;
- Gerente de grupo a gestor corporativo;
Ainda segundo Charan, o líder ideal deve passar por cada um desses níveis antes de atingir o topo da carreira. Dessa forma, ele será capaz de compreender a exigência de cada núcleo e degrau.
Quer saber mais sobre as tendências do mundo corporativo?
Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.