O que você sabe sobre segurança virtual?

A era da transformação digital está em um estágio avançado – isso é inegável. Novas tecnologias são criadas todo o tempo, a Internet das Coisas está revolucionando o mercado e o seu smartphone é o seu assistente pessoal mais precioso.

No entanto, alguns perigos se escondem no cenário do desenvolvimento virtual: hackers prontos para invadir seu banco dados, sua conta em redes sociais, redes profissionais e até suas contas bancárias.

E o problema só se agrava quando você trabalha em muitos computadores diferentes ou não possui um lugar fixo para trabalho…

Então, se você é um profissional adepto do trabalho flexível, fique atento. 

Segurança virtual: entendendo o risco que o trabalho flexível apresenta 

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, não apenas os profissionais autônomos são alvos para hacker, mas empresas também. De acordo com uma pesquisa divulgada pela gigante alemã de tecnologia, a SAP, mais de 50 mil empresas estão expostas a ataques virtuais.

Além disso, para alguns especialistas, a tendência ascendente do trabalho flexível no mundo todo pode ser considerada uma dessas ameaças. Executivos de grandes empresas, por exemplo, consideram que o maior risco para a segurança virtual é permitir que funcionários e terceiros acessem dados remotamente.

Uma coisa é ter controle sobre os procedimentos de proteção de dados quando todos estão no mesmo escritório, mas e quando os funcionários trabalham remotamente, de maneira flexível? 

Na teoria, ter mais meios de acesso a dados da empresa, tal como um servidor remoto, significa que há mais oportunidades para invasões de hackers.  

Por outro lado, na prática, isso não deve ser uma preocupação. Se os protocolos de segurança virtual da empresa estiverem atualizados, o trabalho flexível não deve ser uma ameaça para a segurança dos dados. 

Produtividade e segurança dos colaboradores 

Os benefícios de ter uma cultura de trabalho flexível, inclusive o potencial de aumentar a produtividade dos funcionários e reter talentos, fazem valer a pena resolver essa suposta tensão entre segurança de dados e trabalho remoto. 

Não podemos esquecer que o trabalho flexível virou o novo padrão e, assim como o avanço da tecnologia, isso não tem volta.

Então, como as empresas podem se sentir mais seguras de que estão usando os métodos certos para gerenciar riscos de segurança virtual?

O primeiro passo é contar com parceiro de TI de confiança, que faça uma revisão periódica nos aplicativos de segurança e teste sua eficiência. Além disso, investir em treinamentos de segurança é interessante e previne erros que podem colocar informações valiosas em risco. 

Devo deixar de trabalhar remotamente por causa da segurança virtual?  

Não! Na verdade, acreditamos que essa é uma tendência que só vai se fortalecer. O medo de hackers e invasões pela internet não devem impedir você de vivenciar o melhor do seu trabalho flexível.

Nesses casos, o melhor é se preparar e focar na prevenção de casos de invasão. 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.