Você já ouviu falar no método GTD (Getting Things Done)? Bem, se você é dessas pessoas que acreditam que a produtividade está ligada a produzir muito, num curto período de tempo, você deveria pesquisar mais sobre o assunto.
Afinal, essa ideia de produtividade já está um pouco antiquada. E o método GTD explica exatamente isso.
Se você quer otimizar a sua produção – e a dos seus colaboradores -, este post é para você.
Método GTD: algumas lições sobre produtividade
Entenda que ser produtivo está mais relacionado a organizar o seu tempo do que a produzir de qualquer maneira, apenas para bater metas. Engajar-se na atividade que está realizando e fazê-la bem é o principal aqui.
Sabe aquela conversa sobre a qualidade importar mais do que a quantidade? É exatamente disso que estamos falando! No fim das contas, utilizando essa premissa, você pode até mesmo conseguir fazer mais coisas do que o planejado.
Em resumo: ao fazer com mais qualidade, você, consequentemente, terá mais tempo para se dedicar às outras atividades.
Excesso de tarefas X Processos eficientes
Vamos encarar o problema: dentro dos espaços corporativos, a maior parte dos colaboradores sofre com o excesso de coisas para fazer. No entanto, o que realmente atrapalha é a forma como os processos são organizados. Ou, no caso, desorganizados…
Para você ter uma ideia, entre os principais efeitos de processos pouco eficientes estão:
- Colaboradores esquecendo de realizar as tarefas mais importantes da pauta;
- Picos de estresse durante o trabalho;
- Acúmulo de tarefas e funções;
- Descontrole sobre as ações e o andamento das atividades.
Essa é a realidade da sua empresa?
O que é o método GTD e como ele pode ajudar?
A sigla GTD significa Getting Things Done (numa tradução literal, Fazer as Coisas Acontecerem). David Allen, consultor e instrutor de produtividade americano, cunhou o termo em seu livro A Arte de Fazer Acontecer.
De acordo com o próprio autor, produzir bem requer uma mente livre das tarefas pendentes. Sua concentração deve focar apenas no que você está realizando no momento.
Cinco passos essenciais são necessários dar início ao método GTD na sua empresa:
- Capturar: tire da cabeça todos os pensamentos sobre coisas a fazer. Passe tudo para um lugar mais confiável – tenha sempre à mão um bloco de notas, uma agenda ou aplicativo de lista de tarefas;
- Esclarecer: dedique-se com foco e atenção para analisar cada uma das coisas que capturou. Decida o que demanda ação imediata e o que pode esperar. Aqui, você irá fazer uma pré-seleção de prioridades;
- Organizar: tenha sua lista de tarefas sempre organizada e atualizada. O ideal é levá-la consigo para poder acessá-la em qualquer lugar.
- Refletir: revise todo o sistema e processos de produção para não perder nada de vista;
- Engajar: aqui, você estará pronto para executar com significado. Tenha certeza de que a atividade que você está realizando no momento é o mais importante a ser feito.
Quer saber mais sobre o método GTD e as maiores tendências no mundo do trabalho?
Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.