Você, que encara sua carreira profissional com extrema seriedade, já se perguntou qual será o futuro do trabalho? Será que vamos todos trabalhar de cada canto do mundo ou nem iremos precisar mais trabalhar?
Bem, pensando nisso, preparamos um post especial para todos os antenados de plantão que estão se perguntando qual será o futuro do trabalho e as suas implicações.
Vamos lá?
A morte do e-mail e o futuro do trabalho
Como assim “morte do e-mail”? Ora, entendemos que o e-mail ainda é muito usado por todos. No entanto, ele está prestes a enfrentar dias difíceis: já existem relatos sobre assistentes virtuais hospedados na nuvem que acabam, de uma vez por todas, com a necessidade das comunicações eletrônicas via e-mail.
Nem precisamos dizer que esses prometidos assistentes virtuais vão mudar completamente a forma como trabalhamos, não é? Se você pudesse filtrar sua comunicação até chegar ao que realmente importa, o quanto o seu trabalho seria otimizado?
É, caro e-mail… talvez os seus dias estejam contados. Mas é só isso o que nos espera no futuro do trabalho?
4 previsões para desvendar o futuro do trabalho
1 – Será o fim das tarefas chatas?
Sabe aquela tarefa operacional chata que você ainda precisa realizar? No futuro do trabalho ela será história do passado. Tarefas triviais e que nos tiram muito tempo serão realizadas por robôs dotados de inteligência artificial.
Fazer cálculos, inserir dados em planilhas ou comparar milhares de resultados não farão mais parte da rotina profissional dos humanos.
2 – Comunicação interna como forma de atrair profissionais
Uma boa comunicação interna, que preze pela transparência e inclusão dos colaboradores nas tomadas de decisão, será uma forma de atrair profissionais. Isso acontecerá porque os colaboradores do futuro querem espaços que possibilitem uma cultura comunicativa e colaborativa.
Essa preocupação dos colaboradores é resultado direto de anos de processos mascarados e pouco honestos realizados pelas empresas.
3 – Diferente do que você imagina, haverá mais interação humana
Quando falamos sobre futuro do trabalho, nossa tendência natural é pensar em robôs resolvendo tudo para nós. Mas não será bem assim. Ao contrário, no futuro, as relações humanas estarão ainda mais presentes.
A tendência é que os colaboradores queiram se sentir mais próximos uns dos outros – e isso vale para funcionários que trabalham de forma remota.
4 – Dê adeus ao escritório convencional
Sabe o escritório em que você costuma ir trabalhar todos os dias? Bem, ele não existirá mais. As empresas irão optar por espaços de coworking e o trabalho remoto será uma atualidade ainda mais forte.
As instituições que ainda precisarem de um ambiente só para si, investirão em uma arquitetura toda a aberta, sem paredes e sem salas divisórias. Ou seja: você e seu chefe irão trabalhar lado a lado.
Quer saber mais sobre as tendências e o futuro do trabalho?
Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking.
Acesse aqui, conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking e saiba tudo o que podemos fazer por você!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.