O trabalho remoto é uma realidade cada vez mais presente nas empresas. Todos os dias cresce o número de gestores que lideram uma equipe de outra cidade – ou até mesmo de outro país. Mas como gerenciar equipes à distância?
Sim, o desafio é grande, mas possível. Com a ajuda da tecnologia e aplicativos especialmente desenvolvidos para o resolver o problema, a empreitada se torna mais fácil do que você imagina.
As 3 melhores ferramentas para gerenciar equipes à distância
1 – Asana
Como gerenciar equipes à distância com o Asana?
O app foi criado para monitorar o progresso de projetos. Então, você já sabe: se quer algo voltado para o acompanhamento de performance, ele é a melhor indicação.
A grande sacada do Asana é verificar se o time está por dentro do que está acontecendo na empresa referente ao ciclo de trabalho. E o melhor: tudo independente da localização e do fuso horário.
O que o Asana faz por você?
Você pode adicionar tarefas, equipes e prazos no aplicativo. Assim, todos sabem quem está fazendo o que e quando a atividade deve ser terminada. O design do app também é pensado para ser atrativo (com muitas cores) e bastante intuitivo.
Além disso, o aplicativo inclui ainda recursos de Inteligência Artificial, que ajuda a prever as próximas prioridades de cada usuário. Tudo isso com base nos comportamentos de usuário anteriores.
2 – Figure it Out
Como gerenciar equipes à distância como o Figure it Out?
O app funciona como um conversor de fuso horário. É indicado, principalmente para gestores que estão em outros países, onde o horário acaba interferindo na comunicação com os liderados.
Dessa forma, ele acaba facilitando o agendamento de reuniões e feedbacks, além de melhorar a colaboração entre membros da equipe, que estão dispersos pelo mundo.
O que o Figure it Out faz por você?
Para que a extensão gratuita da ferramenta para Google Chrome facilite a sua vida, ele solicita que você insira inúmeras localizações (de cada colaborador) e a sua. Assim, você deverá selecionar uma cor para cada uma delas – as cores irão mudar dependendo da hora do dia em determinado fuso horário.
3 – Chimp or Champ
Como gerenciar equipes à distância com o Chim or Champ?
O Chimp or Champ é um medidor de felicidade anônimo e semanal. Ou seja, ele ajuda na parte de gestão humana. Afinal, saber se os seus funcionários estão satisfeitos influencia diretamente na produtividade e no desempenho da empresa.
O que o Chimp or Champ faz por você?
O aplicativo irá ajudar você a perceber o quanto sua equipe está feliz ou infeliz no trabalho. Uma vez que você não trabalha fisicamente com eles, é mais difícil (ou quase impossível) medir o grau de contentamento dos liderados.
Quer saber mais sobre as maiores tendências no mundo do trabalho?
Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.