Um bom planejamento estratégico é o que norteará sua tomada de decisão e até o rumo dos negócios. Por isso, trouxemos 5 dicas de planejamento estratégico para pequenas empresas.
Muitos empreendedores de pequenas empresas começam seus negócios sem ter um planejamento estratégico.
Seja por acreditarem que isso se aplica apenas em empresas maiores ou por falta de tempo e conhecimento para darem início ao planejamento.
O planejamento estratégico para pequenas empresas é uma ferramenta essencial para compreender o mercado em que você está atuando, assim como os potenciais clientes e até mesmo traçar estratégias para ampliar o seu negócio.
Por isso, seja uma empresa grande ou pequena, ter um planejamento estratégico dará a empresa o direcionamento correto para alcançar bons resultados e pode até mesmo definir a sobrevivência da empresa.
Mas fique tranquilo, pois não há necessidade de um planejamento estratégico extremamente detalhado como o das grandes organizações.
Dica 1: Saiba quem você é
Definir missão, visão e valores é o primeiro passo para direcionar o seu planejamento estratégico para pequenas empresas:
- Missão: É a razão de ser da empresa;
- Visão: Qual a visão de futuro da empresa e como ela quer ser reconhecida pelos seus clientes;
- Valores: Crenças e princípios filosóficos que regem as tomadas de decisões na empresa.
Essas informações nortearão sua tomada de decisão e farão com que você consiga identificar quem são seus principais concorrentes e quais forças e fraquezas da sua empresa.
Dica 2: Defina metas de curto e longo prazo
Definir metas é essencial para empreender, isso fará com que a equipe da empresa se sinta engajada, mas é preciso definir metas que sejam alcançáveis.
Nada de metas as quais você sabe que são irreais, metas assim podem causar o efeito contrário e acabar desmotivando a equipe.
Metas de curto prazo são as quais você pretende alcançar no próximo ano ou mais e as de longo prazo poderão ser alcançadas em 3 ou 5 anos.
Algumas metas são consideradas fundamentais como:
- Aumentar a visibilidade da empresa;
- Conquistar novos clientes;
- Aumentar a lucratividade da empresa.
Metas bem elaboradas devem ser desafiadoras mas devem ser possíveis de realizar, lembre-se sempre disso.
Dica 3: Elabore um planejamento estratégico dentro da realidade da sua empresa
Elabore um plano estratégico com táticas que serão necessárias para o alcance dos seus objetivos.
Seus objetivos precisam ser claros e você deve ter em mente a jornada que terá que seguir para alcançá-los.
Nesse plano estratégico deverá constar os recursos necessários para implementação das estratégias.
Ser racional neste momento é fundamental para não comprometer o seu negócio, por isso, identifique com cuidado os recursos, lembrando sempre que é preciso estar de acordo com a saúde financeira do seu negócio.
Dica 4: O plano estratégico deve ser flexível
Elaborar um planejamento estratégico para pequenas empresas pode ser um desafio, principalmente diante de tanta competitividade, por isso, seja flexível.
É bem provável que você encontre imprevistos e que seja necessário realizar um ajuste em seu planejamento, por isso, não tenha medo de ajustar seus objetivos e buscar novas oportunidades.
Mas lembre-se sempre de que sua empresa deve ter foco e saber quem ela é.
Dica 5: Fuja das distrações durante a jornada de trabalho
Muitos empreendedores iniciam suas atividades em home office mas saiba que nem sempre um local tão informal pode ser bom para sua empresa.
Trabalhar em casa pode passar uma falsa sensação de flexibilidade mas pode ser também prejudicial para sua produtividade.
Por isso, tenha um local de trabalho longe das distrações e que ofereça uma boa estrutura para trabalhar.
Uma ótima alternativa para quem quer um local tranquilo para trabalhar são os espaços de coworking, pois são muito mais acessíveis e podem ser o local perfeito para conquistar novos clientes.
Outra possibilidade é reduzir os custos, afinal, diferente dos locais convencionais, o coworking possui valores fixos sem a necessidade de fiadores ou de taxas de manutenção.
Por estas vantagens que muitas pequenas empresas estão migrando para os coworkings.
Outra vantagem é em relação ao endereço comercial, ao trabalhar em um escritório em um coworking sua empresa poderá ter um endereço bem localizado.
O Trust Coworking é um dos coworkings que oferece este serviço, pois possui um dos endereços mais bem localizados e estratégicos de Porto Alegre.
Ter um endereço premium como o do Trust Coworking dará muito mais confiança a seus clientes e pode ser também o local ideal para novas parcerias.
O Trust Coworking possui os seguintes diferenciais;
- Salas privativas;
- Escritórios compartilhados;
- Espaço Multiuso;
- Internet ininterrupta;
- Estacionamento conveniado com valores diferenciados;
- Cabines telefônicas;
- Ambientes higienizados constantemente e que seguem todos os protocolos sanitários.
Se você é empreendedor e tem uma empresa de pequeno porte, saiba que o coworking pode ser uma ótima opção para sua empresa.
Acesse aqui e saiba mais sobre o Trust Coworking e tudo que podemos fazer por você!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.