Você já ouviu falar sobre a metodologia OKR?
É verdade que o mercado está mais competitivo.
E para obter destaque é necessário ter uma boa gestão estratégica. Mas o que isso tem a ver com o método OKR? Bem, vamos lá.
A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é uma ferramenta útil para fazer essa gestão estratégica dos seus negócios. A seguir, nós explicamos tudo o que você precisa saber para aplicar o método na sua empresa.
Metodologia OKR: o que é, da onde vem e do que se alimenta?
O método OKR se trata de um sistema de metas coletivas e individuais, que convergem para a busca de objetivos globais de uma organização. Em resumo, é um framework para gestão ágil de desempenho. Aliás, o que diferencia o OKR das outras metodologias é a característica de comunicação e alinhamento.
Dessa forma, a ferramenta consegue motivar as pessoas a trabalharem juntas. Ou seja: os colaboradores concentram esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras para o crescimento da organização. Em outras palavras: o OKR é uma forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance nas empresas.
Em tradução livre, a sigla OKR significa Objetivos e Resultados-Chave. O termo foi criado pelo presidente da Intel, Andrew Grove, nos anos 70, como uma estratégia de gestão que desse conta dos avanços tecnológicos e inovações do momento.
Na época, era necessário ter um modelo de gestão que permitisse às empresas se adaptarem de forma rápida à todas essas mudanças.
Grandes empresas como Twitter, LinkedIn, OLX, Nubank e Locaweb também utilizam a metodologia no cotidiano.
Desdobrando o conceito de Objetivos e Resultados-Chave
O intuito da metodologia é criar poucos objetivos para cada departamento ou indivíduo, a fim de que cada um gaste suas energias no que realmente importa. Consequentemente, alivia o estresse no ambiente profissional.
Entretanto, a ferramenta possibilita que seja desenvolvido um processo de gestão de performance menos burocrático e mais assertivo. Aliás, existem 3 principais elementos da metodologia:
- Objetivos;
- Resultados-Chave (key results);
- Ações-Chave (Key Actions).
O que você deve saber antes de implantar?
Além de ser uma metodologia de baixo custo, ela é dinâmica e engloba todos os setores da empresa. Aliás, atinge desde os cargos mais altos até os mais baixos.
Isso resulta em melhores performances e alcance dos objetivos da organização.
Dentre os benefícios da metodologia OKR, estão:
- Redução do estresse dos funcionários;
- Mensuração dos resultados rotineiramente;
- Maior lucratividade;
- Organização dos processos da empresa;
- Engajamento dos colaboradores;
- Foco na organização;
- Disciplina nos esforços;
- Aumento de produtividade;
- Comunicação e alinhamento;
- Definição de prioridades;
- Feedbacks contínuos;
- Gestão transparente e colaborativa.
Problemas que os OKRs ajudam a resolver:
- Carência no alinhamento entre a empresa, diretoria e equipe;
- Dificuldade de transmitir a cultura da empresa aos colaboradores;
- Falta de comunicação entre os times e colaboradores;
- Falta de foco do colaborador com suas atividades, maximizando os resultados;
- Dificuldade do colaborador notar como suas contribuições impactam na empresa;
- Pouco estímulo à produtividade a partir de metas desafiadoras.
Quer seguir as últimas tendências do empreendedorismo?
O Trust Coworking pode ajudar.
Alinhado às tendências mais modernas do mundo do trabalho, o coworking possui localização privilegiada, segurança 24 horas e outras facilidades para tornar sua experiência profissional o melhor possível.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Imagens: Divulgação
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.