Você já ouviu falar sobre meditação Mindfulness? Também conhecido como Atenção Plena, essa técnica está crescendo cada vez mais no país, principalmente entre as empresas. 

Um dos maiores benefícios da meditação Mindfulness é a facilidade de manter o foco, aprender a estar presente no momento e prestar atenção aos nossos próprios sentimentos e sensações físicas, observando as respostas do nosso corpo. 

Além disso, a técnica é recomendada para colaboradores que querem aumentar a produtividade e a atenção no ambiente de trabalho. Considerando que o Brasil é o país mais ansioso do mundo – segundo a OMS -, e o segundo mais estressado no ambiente de trabalho, é importante olhar para métodos alternativos de bem-estar. 

Como funciona a meditação Mindfulness? 

Se você pretende tornar essa técnica uma prática diária, o ideal é que você chegue até os 20 minutos diários de meditação. No entanto, se você não tem esse tempo sobrando, não precisa desanimar! Existem outras maneiras de aproveitar a meditação Mindfulness.

Faça o teste: num momento estressante, sente-se e faça uma pequena pausa nas atividades que você está realizando. Se possível, feche os olhos e enxergue tudo o que está passando pela sua mente e o que você está sentindo. 

Siga a meditação com duas inspirações profundas e sinta o movimento dos seus pulmões. Em seguida, volte a se conectar com o trabalho e as tarefas a serem executadas. Você irá perceber a diferença e calma na sua mente. 

Mindfulness passo a passo 

1 – Respire em momentos críticos

Parece simples, mas você verá que a respiração é a base de tudo. Quando nossa mente está inquieta, às vezes só precisamos respirar profundamente. 

2 – Comande a sua pauta e não deixe que ela comande você 

Ficar de olho na pauta do dia é uma coisa. Pirar toda vez que entra uma nova atividade entra na sua lista de afazeres é outra. A constante interrupção causada pela sua ansiedade só irá agravar o problema e deixar tudo acumulado. 

3 – Seu celular deve estar próximo – mas não tão próximo assim… 

Nem precisamos dizer o porquê, não é? Claro que é importante ficar perto do seu telefone, mas se você deixá-lo ao alcance das suas mãos, é provável que as redes sociais e outras distrações acabem atrapalhando o seu dia a dia.

4 – Não há nada de errado em fazer pausas durante o trabalho 

Isso vale principalmente para profissionais que têm uma rotina atribulada. Do que adianta conseguir encaixar 5 reuniões em um dia, sem pausa, se a cada novo encontro você estará com a cabeça no anterior? 

Aprender a respeitar o seu limite e a aproveitar por completo cada atividade são diferenciais que a meditação mindfulness nos oferece. 

Como a meditação Mindfulness impacta na produtividade? 

A pressão para criar e inovar é muito cansativa no mercado de trabalho. Não é a toa que os números de saúde mental no país são preocupantes, principalmente em casos de ansiedade e estresse. 

Ambas as doenças impactam diretamente a produtividade dos colaboradores, que se tornam cada vez menos motivados a fazer a diferença no ambiente profissional. 

Na meditação Mindfulness, psicoterapia e preceitos da meditação tradicional se unem para oferecer conforto à nossa mente. O importante é focar a concentração para o que se está fazendo no momento e domar a ansiedade. 

O tempo não deve ser o seu inimigo. 

Outros conteúdos que podem te interessar:

Quer saber mais sobre Mindfulness e as maiores tendências no mundo do trabalho? 

Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking. 

Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!

Imagens: Divulgação 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.