Com o aumento da participação das mulheres no mercado, é mais provável que também aumente o número de mães. É dessa relação que surge uma das pautas mais discutidas entre as mulheres: como reagir ao embate entre maternidade e carreira? 

É realmente necessário que haja um embate entre esses dois papéis? 

As mulheres já conseguiram provar que conseguem conciliar ambas as funções – com sucesso, diga-se de passagem. Mas já adiantamos que não é uma tarefa das mais fáceis: é preciso abrir mão da rotina, otimizar o tempo e… meditar. 

Afinal, qual o segredo para conseguir conciliar a maternidade e uma carreira profissional? 

Maternidade e carreira: como conciliar os filhos e a carreira? 

1 – Ao conciliar maternidade e carreira, entenda que ser mãe também é uma espécie de trabalho 

Apesar de ser invisível e não haver remuneração, a maternidade também pode ser entendida como um trabalho. E, como qualquer trabalho, você precisa otimizar sua rotina para que se adapte a ele. Com pouco tempo, deve-se realizar muita coisa. 

A tarefa parece impossível, mas acredite, quanto mais você investir em objetividade e produtividade, mais fácil será conciliar sua carreira profissional. Claro que algumas concessões deverão ser feitas, afinal, uma nova vida depende de você. 

2 – Esclareça as suas prioridades 

Algo que vai ajudar (e muito!) a sua organização é esclarecer suas prioridades: o que traz mais problemas do que soluções? O que é realmente indispensável? Como você pode otimizar o seu tempo da melhor maneira possível? 

Dessa forma, fica mais fácil organizar sua rotina conforme suas demandas e ter todas as principais tarefas prontas ao final do dia. 

Mães e profissionais de sucesso: dividir o trabalho doméstico é essencial para conseguir conciliar maternidade e carreira

3 – Por mais que você seja uma profissional incrível, você não vai conseguir fazer tudo sozinha 

Mesmo que você seja uma profissional – e uma mãe – incrível, dificilmente você conseguirá lidar com a pressão sozinha. 

Por isso é tão importante conversar com seu parceiro para que haja divisão das tarefas domésticas: afinal, todos sujam, todos comem e produzem lixo. Não é justo que tudo isso ainda seja uma responsabilidade apenas da mãe. 

4 – Cuide para estar próxima dos seus filhos 

Por mais que a sua carreira exija de você, atente-se para que as relações entre você e seus filhos sejam sempre próximas – principalmente no que diz respeito aos primeiros anos da infância. 

Do contrário, você corre o risco de abrir um abismo no relacionamento (que pode aumentar com a chegada da adolescência). 

5 – Não se apresse

Infelizmente, ainda existe uma enorme pressão para que as mulheres se tornem mães dentro de uma certa idade. No entanto, só você sabe se realmente lhe convém ser mãe e desempenhar esse papel. 

Além disso, apenas você pode decidir quando isso deve acontecer. Você tem o direito de decidir sobre o seu próprio tempo. E jamais esqueça: a maternidade irá mudar a sua vida para sempre. 

Agende sua visita e venha conhecer o Trust Coworking 

Se você é uma profissional que está a procura de economia, segurança e inovação mas não quer abrir mão das vantagens de um escritório tradicional, então o Trust Coworking é para você. 

Com essa parceria, você tem acesso a:

  • Salas de reuniões e escritórios com localização privilegiada;
  • Escritório virtual;
  • Equipe de suporte preparada e pronta para ajudar em qualquer necessidade;
  • Escritórios mobiliados;
  • Planos mensais, diários ou por hora.

Acesse aqui, conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking e saiba tudo o que podemos fazer por você! 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui