Preparado para adotar a estratégia customer centric na sua empresa?
Nunca antes na história do empreendedorismo o mote “o cliente tem sempre razão” fez tanto sentido. E é exatamente isto o que prega a ideia de um planejamento customer centric.
Com todas as decisões estratégicas sendo tomadas com foco nas necessidades e expectativas do consumidor!
Entendendo a estratégia customer centric: a evolução do marketing
Já faz muito tempo que as marcas desenvolviam seus produtos sem considerar as subjetividades e preferências do público-alvo. Depois da internet, esse cenário apenas se intensificou.
Ou seja: atualmente, um produto ou serviço não tem boa resposta no mercado se não levar pensar em uma abordagem 100/5 voltada para o consumidor.
Em outras palavras, percebemos que as coisas não estavam funcionando tão bem assim depois do empoderamento do cliente. As organizações precisaram, então, tomar medidas extremas. Abandonaram padrões engessados e começaram a olhar de forma diferente para as pessoas.
A estratégia de antes: company centric
- Estratégia: criar o melhor produto;
- Cultura: desenvolvimento de novos produtos;
- Propósito: aumentar a rentabilidade.
A estratégia de agora: customer centric
- Estratégia: criar a melhor solução para o meu cliente;
- Cultura: identificação de novas necessidades de mercado;
- Propósito: aumentar a fidelidade.
Mas, afinal, o que é customer centric?
Afinal, ser customer centric nada mais é do que centralizar as estratégias empresariais no cliente e em suas necessidades.
Mas para que as decisões sejam pautadas pela realidade do consumidor, é imprescindível que toda a experiência de compra seja positiva. Da prospecção ao pós-venda.
O grande desafio? Parar de encarar estratégias que colocam o cliente no centro como tendências de momento e enxergar que a prática já deveria fazer parte do core business de qualquer organização.
Como ser customer centric: dicas rápidas e verdadeiras
Separamos algumas dicas essenciais para quem deseja abraçar a ideia de customer centric de uma vez por todas. Vamos lá?
1 – Comece pela liderança
Sem dúvida, colocar o cliente em primeiro lugar é uma movimentação que começa com os líderes. Quando a experiência do cliente não é uma prioridade executiva, os planos de adotar uma estratégia customer centric estarão fadados ao fracasso.
2 – Entenda seus clientes
Saiba quem são suas personas e as respectivas prioridades, expectativas, necessidades e desejos delas! Observe seus hábitos, faça pesquisas de mercado, estude comportamentos e use essas informações como insights para personalizar sua oferta.
3 – Planeje a experiência
Logo após entender o perfil do seu público, olhe para a jornada de consumo. Verifique os pontos de interação e engajamento entre marca e consumidores. Isso vale para ambientes físicos e digitais.
4 – Envolva todo o time
Em resumo, estratégias customer centric envolvem todas as etapas da jornada de consumo. E, por isso, todas as áreas da empresa também devem fazer parte deste movimento. Manter o cliente no centro deve ser um pensamento e uma prática do coletivo, intrínsecos à cultura empresarial.
5 – Reconheça comportamentos exemplares
Ser customer centric, além de olhar para o público externo, também é olhar para o seu público, às pessoas que trabalham para que tudo aconteça. Mantenha a equipe motivada e engajada com os objetivos da empresa.
6 – Use feedbacks a seu favor
Isto é, fique sempre de olho nos pontos de interação com os clientes, como redes sociais, e-mails e formulários de contato. Uma forte presença online facilita a comunicação com seus consumidores. Portanto, observe o que estão dizendo sobre sua marca e identifique pontos de melhoria!
Quer seguir as últimas tendências do empreendedorismo?
O Trust Coworking pode ajudar.
Alinhado às tendências mais modernas do mundo do trabalho, o coworking possui localização privilegiada, segurança 24 horas e outras facilidades para tornar sua experiência profissional o melhor possível.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Imagens: Divulgação
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.