Você já ouviu falar da matriz SWOT? Como empreendedor, provavelmente sim.
No entanto, isso não quer dizer que você entenda e domine a metodologia, reunindo as skills necessárias para colocá-la em prática e impulsionar os resultados da empresa.
Uma matriz – ou análise – SWOT tem como objetivo analisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, levando em consideração fatores internos e externos, assim como o macro e o micro ambiente.
A sigla SWOT vem do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats.
Dessa forma, podemos entender que a matriz SWOT consiste em uma análise aprofundada e detalhada da situação da empresa. Seu objetivo principal? Ajudar a tomar decisões.
Sendo assim, o principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar. Isto porque combina fatores internos (as forças e as fraquezas) aos externos (as oportunidades e as ameaças).
Imagine a seguinte situação: você está insatisfeito com a performance da sua equipe e cogita rever seus processos de trabalho. O mais provável é que você avalie os prós e os contras dessa iniciativa, verificando o que ela tem de bom e de ruim.
Somente após essa cuidadosa análise você acabará por seguir adiante – ou não. Se você já viveu algo assim, provavelmente tem familiaridade com o assunto de que trataremos aqui.
Uma outra aplicação da análise SWOT é justamente o entendimento do seu posicionamento do mercado, principalmente em relação aos concorrentes. Isso porque fica claro nas ameaças e fraquezas o que outras empresas do mesmo segmento têm, assim como quais são os seus pontos de destaque em relação a eles, nas oportunidades e forças.
Matriz SWOT: por trás da sigla
A sigla SWOT se refere a:
- S, strengths, as forças;
- W, weaknesses, as fraquezas;
- O, opportunities, as oportunidades;
- T, threats, as ameaças.
Onde utilizar a análise SWOT?
A matriz SWOT é usada como base para a gestão. Afinal, ela configura uma maneira prática e visual de enxergar o cenário atual da sua empresa, quais são as oportunidades que podem ser exploradas e quais ameaças devem ser controladas.
Dessa forma, vale a pena revisar alguns pontos da sua matriz SWOT, garantindo que essas informações estejam 100% atualizadas, para serem incluídas no plano.
Como fazer uma matriz SWOT?
1. Escolha o seu objeto de análise
O primeiro passo para você começar a montar a sua análise SWOT é escolher um tema. Por exemplo, você pode escolher analisar os efeitos de uma mudança de estratégia, reestruturação do time de uma determinada área, ou o posicionamento da sua marca no mercado.
2. Defina forças e fraquezas
Agora que você já sabe o que vai analisar, defina quais são os pontos fracos e fortes. Descubra quais são as forças: novos profissionais, ar renovado, novas perspectivas de expor seus esforços dentro da empresa, etc.
É nesse momento que você lista todos os recursos que dispõe, o que de melhor pode ser oferecido, e quais resultados podem ser melhores.
Em seguida, você deve entender quais são as fraquezas: o tempo de amadurecimento de novos funcionários, aceitação de novos processos, pontos em que os concorrentes são melhores, demora na apresentação dos resultados, e por aí vai. Tudo aquilo que pode prejudicar o cenário que você está analisando.
É importante ressaltar que esse é o momento para você analisar o micro ambiente interno, ou seja, olhar para a sua empresa e levar em consideração apenas as variáveis que estão no seu controle.
3. Análise ameaças e oportunidades
Chegou o momento de verificar o ambiente externo. Ou seja, tudo aquilo que você não consegue controlar.
Nesse quesito, são observadas as oportunidades: novos olhares para os processos que já existem, experiências, tendências em surgimento, novas necessidades, ampliação da marca, expansão da equipe, etc.
Em outras palavras, tudo o que pode gerar reconhecimento e valor para o seu trabalho e o da nova equipe.
As ameaças também devem aparecer no seu radar. Você deve atentar para todos os perigos que o cenário pode apresentar, como o concorrente antenado às suas mudanças, tendências não significam sucesso, queda na qualidade das entregas, mudança de KPIs… tudo o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem da sua nova área.
4. Colocando a matriz SWOT na prática
Uma das principais vantagens da análise SWOT é que você consegue enxergar as principais informações de um cenário, para analisá-las com mais precisão, sem deixar de considerar fatores importantes no processo.
Por isso, chegou a hora de refletir sobre as informações coletadas e montar uma decisão favorável!
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