Quando falamos de economia de tempo, nos referimos ao tempo que você leva até o seu local de trabalho. Considerando a hora do rush e os meios de transporte disponíveis, quanto tempo dura a sua jornada diária?
40 minutos?
Mais de 1 hora?
Bem, de qualquer maneira, esses dois valores estão bem longe do ideal, estabelecido em 16 minutos.
Sim! 16 minutos é o tempo máximo que todos deveriam levar para se deslocarem até o trabalho, levando em consideração a saúde e o bem-estar.
Economia de tempo e os 16 minutos: por que é importante pensar sobre o deslocamento?
Quando o assunto é se movimentar pela cidade, temos algumas escolhas interessantes: ou nos esprememos como sardinhas em ônibus lotados, ou perdemos a paciência dentro do nosso carro, com quilômetros de engarrafamento.
Se formos colocar o tempo que perdemos nos deslocando da casa até o trabalho e vice-versa, o resultado pode ser aterrador. No entanto, o problema não está somente no tempo que perdemos…
Afinal, até mesmo nossa expectativa e qualidade de vida podem ser afetados por esse problema: nosso dia dura menos, consequentemente temos menos tempo para nós mesmos e atividades de lazer.
Qual o segredo para conseguir realizar uma boa economia de tempo?
Podemos dizer que hoje as possibilidades são muitas. Com a flexibilização do trabalho e as novas opções de trabalhar de forma remota, conseguimos diminuir – e muito – o nosso tempo de deslocamento.
Há a alternativa de escolhermos onde e quando trabalhar, e reduzir o tempo gasto no trajeto não é mais algo inalcançável. Investir em um espaço de coworking bem localizado e com rotas de escoamento bem posicionadas, por exemplo, já é uma realidade possível.
Mais motivos pelos quais você deve repensar sua economia de tempo
1 – Dar um fim à desigualdade salarial entre homens e mulheres
Como? Ora, ainda é fato que as mulheres assumem a maior responsabilidade nos serviços de casa e nos cuidados com os filhos. Dessa forma, todo o tempo que as mulheres puderem economizar é válido.
Além disso, com menos tempo e energia gastos com deslocamentos gigantescos, as mulheres conseguem focar melhor nas suas atividades profissionais.
2 – Cuidado com o meio-ambiente
Uma jornada mais curta para o trabalho não só economiza dinheiro (aquele dinheiro da gasolina ou o vale transporte) e aumenta o bem-estar, como também ajuda a reduzir a emissão de carbono na atmosfera.
3 – Mais tempo para si mesmo
Passar menos tempo se deslocando para o trabalho e mais tempo participando de atividades que enriquecem sua vida pode deixá-lo mais feliz. O resultado? Sua saúde mental e física encontram o equilíbrio necessário.
Nem precisamos dizer que um profissional saudável produz muito mais, não é?
Quer saber mais sobre as tendências do mundo corporativo?
Então venha e conheça o blog do Trust Coworking! Além dos melhores conteúdos sobre o mundo do trabalho, você fica sabendo sobre novidades comportamentais, tendências e tudo o que faz parte do mundo do coworking.
Clique aqui e conheça um pouquinho mais sobre o Trust Coworking!
Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.