Você sabe como fazer Matriz SWOT e aplicá-la de maneira efetiva no seu negócio?

A essa altura, você já deve saber que a Matriz SWOT é um clássico da administração estratégica. Baseada em um conceito simples, ela permite montar de forma esquemática uma tabela de quatro quadrantes onde devemos listar as forças e fraquezas, as ameaças e oportunidades que podem se abater sobre uma empresa.

Dessa forma, os estrategistas da instituição devem determinar como cada uma das forças podem alavancar oportunidades ou proteger de ameaças. E, da mesma forma, como e quais as fraquezas devem ser reparadas para que oportunidades não sejam desperdiçadas.

No entanto, apesar de simples, a Matriz SWOT pode confundir alguns gestores. Principalmente líderes novatos, que ainda não estão bem familiarizados com a realidade do negócio do qual estão no comando.

Pensando nisso, nós, do Trust Coworking, separamos alguns passos e dicas importantes para você NUNCA MAIS ERRAR!

Vamos lá? 

Como fazer Matriz SWOT: dicas e passos para seguir e nunca mais errar 

Passo 1 para criar a Matriz SWOT

Desenhe um tabela com quatro quadrantes. Pronto, o passo um é só isso!

Passo 2 para criar a Matriz SWOT

Escreva do lado esquerdo da tabela, na primeira linha: Ambiente Interno

Escreva do lado esquerdo da tabela, na segunda linha: Ambiente Externo

Passo 3 para criar a Matriz SWOT

Escreva no quadrado superior esquerdo: FORÇAS

Escreva no quadrado superior direito: FRAQUEZAS

Escreva no quadrado inferior esquerdo: OPORTUNIDADES

Escreva no quadrado inferior direito: AMEAÇAS

Passo 4 para criar a Matriz SWOT

Bem, como você percebeu, forças e fraquezas são considerados fatores internos da empresa, sobre os quais a direção pode agir sem interferências. Já, oportunidades e ameaças são fatores externos, portanto, sobre os quais você não tem controle.

É no passo quatro que você deve listar esses fatores dentro de cada quadrado correspondente.

Por exemplo: Digamos que você considere o treinamento de sua empresa uma força, coloque essa palavra no quadrante correspondente. Agora, imagine que a situação financeira de sua empresa esteja ruim, então coloque essa observação no quadrado “FRAQUEZAS”. E continue listando fraquezas e forças de sua empresa.

Depois disso, olhe para fora da empresa. Vamos considerar que um fator externo, como a situação política, seja favorável: então isto é uma oportunidade! Por outro lado, o clima está prejudicando a produção dos seus principais insumos: marque como ameaça no local adequado.

Passo 5 para criar a Matriz SWOT

O objetivo final da Matriz SWOT é exatamente determinar a melhor forma de usar suas forças para potencializar oportunidades e se livrar de ameaças. Por outro lado, determine ações para que suas fraquezas não destruam as oportunidades. 

Quer mais conteúdos desse tipo? 

Então fique atento ao blog do Trust Coworking. Nele, nós trazemos diversos conteúdos estratégicos que vão alavancar o seu planejamento e os seus resultados.

Todos os conceitos e tendências importantes do mercado estão no blog do Trust. Quer saber mais? Então clique aqui.  


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.