Você sabe quais são as principais desvantagens do home office?

Não é segredo para ninguém que a tendência do trabalho remoto está dominando o mundo corporativo. Mas será que a única opção que você tem é trabalhar no escritório convencional ou na sua casa? 

Afinal, falando a verdade, nenhum dos dois é a opção ideal ou preenchem todas as suas necessidades… 

Em um, os horários são rigorosos, não há flexibilidade. No outro, as coisas podem sair de controle, falta estrutura e você pode facilmente se distrair… 

Você nunca havia pensado nisso? Bem, por isso nós, do Trust Coworking, trouxemos algumas desvantagens do home office para você ficar de olho e saber se realmente esse estilo tem a ver com você. 

Fique de olho em 8 desvantagens que podem ser um problema 

1 – Indefinição de horários e excesso de carga de trabalho

Quando você trabalha de casa é possível criar seus horários, é claro. Entretanto, se o home office não for bem administrado, você acaba se atolando de trabalho e perdendo momentos importantes da sua vida pessoal.

Alguns profissionais afirmam que essa flexibilidade excessiva de horários faz com que eles comecem a trabalhar muito cedo e fiquem até altas horas da noite produzindo. É, esse é um dos principais entraves quando o seu ambiente de descanso se mistura com o ambiente de trabalho… 

2 – Isolamento social

Ao trabalhar de casa, é comum que a pessoa conviva com menos pessoas, não dê tanta atenção à aparência e acabe “se fechando em seu casulo”.

Quando isso acontece, aspectos como Networking e relacionamento interpessoal são prejudicados. A consequência disso é um afastamento do mercado de trabalho e perda de algumas habilidades sociais indispensáveis para que você cresça como pessoa e profissional.

3 – Falta de atualização profissional em processos gerenciais

Pessoas com cargo gerencial e que necessitam administrar uma equipe têm a necessidade de desenvolver habilidades de relacionamento. Quando você trabalha no home office, o isolamento acaba prejudicando essa capacidade.

4 – Interferência de assuntos domésticos nos profissionais

Você está trabalhando em casa e, de repente, precisa fazer o almoço, cuidar dos filhos ou não consegue se concentrar graças a obra do vizinho. Acontece, são eventos que fazem parte da vida doméstica. Isso, da vida DOMÉSTICA. 

Entenda que, ao misturar os ambientes profissional e doméstico, os eventos também acontecerão de forma misturada. E isso pode levar você à loucura. 

5 – Preconceito do mercado formal com empresas não registradas

Para muitos profissionais, utilizar o endereço de casa para registrar a empresa não é uma boa solução quando o assunto é entrar no mercado formal. É por isso que diversos coworkings oferecem escritórios virtuais. 

Isso acontece porque muitos parceiros e clientes ainda desejam uma empresa estruturada em um local físico, com endereço fiscal e comercial. Se você diz que trabalha de casa, pode passar uma imagem de menos credibilidade, afastando potenciais negócios. Isso sem nem falar na sua segurança, não é? Afinal, podemos dizer que não é muito indicado receber estranhos na sua própria casa. 

6 – E as reuniões? 

Reuniões são mais do que necessárias para o bom funcionamento da empresa e produtividade do time – afinal, por isso é tão importante saber como realizar reuniões de negócios eficientes.

No entanto, apesar das facilidades tecnológicas, o cara a cara é indispensável. E como colocar todo mundo da equipe dentro da sua casa? A bem da verdade, pouquíssimas pessoas possuem um espaço doméstico capaz de reunir tantas pessoas de forma organizada. 

7 – Falta de estrutura e danos à saúde 

Em um espaço de trabalho especializado, você conta com uma estrutura completa: móveis ergonômicos, escrivaninhas, cadeiras confortáveis e todas as facilidades que um profissional precisa ter ao seu dispor.

Já em casa, é bem mais complicado montar um ambiente assim. Seja por falta de espaço ou de dinheiro para comprar móveis específicos, muitos profissionais que trabalham via home office apontam a falta de estrutura como sua principal desvantagem. 

O pior de tudo: quem irá pagar o preço por isso será a sua saúde, daqui há alguns anos – ou poucos meses. 

Você não precisa do home office para trabalhar remoto!   

O Trust Coworking oferece uma estrutura de salas compartilhadas e privativas confortáveis e com a estrutura necessária para que um bom trabalho seja feito.

Venha conhecer o Trust Coworking e saiba tudo o que ele pode fazer por você. 


Trust Coworking é um coworking situado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Nosso objetivo é ajudar na jornada de profissionais liberais, autônomos e executivos que estejam em busca de inovação, modernidade, praticidade e segurança. Aliando o fim da longa espera pela burocracia dos aluguéis comerciais convencionais com o que há de melhor no mundo corporativo. Saiba mais clicando aqui.