Você sabe o que é Business Intelligence e para que serve?

Essa tendência corporativa pode ser a solução que você busca para impulsionar o seu negócio a alcançar o sucesso empresarial.

Empresas do mundo todo vêm buscando formas de coletar e analisar grandes volumes de dados e transformá-los em informações relevantes, capazes de aumentar a vantagem competitiva do negócio. E é aí que entra o BI (Business Intelligence).

O que é Business Intelligence: entendendo o BI

Podemos definir o que é Business Intelligence como uma metodologia em que se utiliza um conjunto de ferramentas tecnológicas para transformar dados “aleatórios” em informações valiosíssimas para a empresa.

Tais informações serão extremamente úteis para fundamentar importantes tomadas de decisão. Assim, deixa-se de decidir com base em achismos e intuição e passa-se a decidir de forma mais racional e assertiva.

Dessa forma, podemos entender que as ferramentas de Business Intelligence vão coletar, organizar, analisar e fazer o cruzamento de todos os dados provenientes de qualquer departamento da sua empresa. É sério. Pode ser qualquer um deles.

Como resultado, você terá à sua disposição um quadro com diferentes gráficos que irão traduzir todos aqueles dados em informações de extrema relevância.

As principais vantagens do Business Intelligence: você sabe quais são elas?

O Business Intelligence oferece uma série de vantagens às empresas que aderem a essa metodologia. Dentre tais vantagens, podemos citar:

  • Maior assertividade nas tomadas de decisão;
  • Processo mais eficientes;
  • Melhoria no relacionamento com o cliente;
  • Aumento das receitas;
  • Maior vantagem competitiva;
  • Gestão de risco mais aprimorada;
  • Maior facilidade na identificação de falhas processuais;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Aprimoramento das estratégias de marketing e de vendas.

Entenda o que é BI: 3 exemplos definitivos para internalizar o conceito

1 – O lançamento do novo Fiat Uno

No lançamento da versão 2011 do Fiat Uno, a empresa queria que este carro fosse mais a cara do seu público-alvo.

Para isso, a Fiat realizou uma série de pesquisas de mercado e coletou um grande volume de dados sobre o comportamento de seus seguidores nas redes sociais.

Com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence, foi possível analisar todos os dados coletados. A empresa conseguiu visualizar melhor o seu mercado, entender as características e as demandas de seus consumidores e traçar melhores estratégias para o lançamento do novo Uno.

Como resultado, o carro foi um sucesso de vendas e recebeu o prêmio de Carro do Ano em 2011 pela revista Auto Esporte.

2 – HelloFresh e o aumento das conversões

A HelloFresh, empresa no ramo de alimentação, estava enfrentando um problema com a geração de relatórios do departamento de marketing digital, o qual demorava muito para gerar tais documentos e o fazia de forma manual e ineficiente.

Ao implementar o Business Intelligence, ela conseguiu automatizar a geração dos relatórios de marketing digital, economizando de 10 a 20 horas de trabalho.

Isso possibilitou à empresa segmentar seu público-alvo em 3 perfis e direcionar seus esforços de marketing com mais assertividade. Além disso, com o BI, a empresa consegue visualizar os dados em tempo real, o que permite otimizar as campanhas.

Como consequência, a HelloFresh conseguiu impulsionar suas taxas de conversão e de retenção dos clientes.

3 – Santander e mais de 2 mil novas contas abertas

A empresa utilizou a solução de BI para prospectar novos clientes empresariais e ampliar sua base de correntistas.

Para isso, o Santander fez o cruzamento de dados de sua carteira com fontes externas e conseguiu mapear potenciais clientes. As empresas tidas como alvo eram aquelas de médio porte e com potencial elevado de varejo.

Com o mapeamento feito e as informações precisas em mãos, o departamento de marketing e de vendas puderam executar seus trabalho com mais assertividade.

Como resultado, o Santander conseguiu mais de 2,2 mil novos correntistas em um ano.

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Imagens: Divulgação


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