Quando falamos de jovens profissionais, referimo-nos principalmente aos jovens da chamada Geração Y – ou millennials. Nascidos entre os anos de 1981 e 2000, esses jovens são filhos da tecnologia e de um mundo globalizado, sem fronteiras.

Se você busca proatividade, colaboradores que entreguem resultados e que não tenham medo de enfrentar novos desafios, então invista sem medo nos jovens profissionais da Geração Y.  

Geração Y: quais são as principais características desses jovens profissionais? 

Não, os jovens profissionais da Geração Y não são adolescentes revoltados viciados em internet ou adultos inseguros que não conseguem lidar com uma negativa. Antes, eles enxergam a conectividade como uma janela para o mundo, cheia de possibilidades.

O berço dos millennials foi cercado por avanços tecnológicos e tendências globais. Justamente por terem nascido numa era de transição, essa geração não teme mudanças. Inclusive a mudança é adotada voluntariamente em seu estilo de vida. 

Além disso, os jovens profissionais millennials são multitarefas, conseguindo administrar várias atividades ao mesmo tempo. Estão sempre buscando se atualizar sobre os mais variados assuntos de interesse e gostam de encontrar soluções rápidas para solucionar problemas. 

Em resumo, a Geração Y não teme o advento de novas tecnologias – pelo menos não como as gerações anteriores. 

Outra característica importante desses profissionais são suas preferências por escolhas de vida sustentáveis, pouca ou nenhuma fidelidade a marcas, maior engajamento em questões sociais e busca incansável por inspiração e novas aprendizagens.

Retendo jovens profissionais millennials na sua empresa: por onde começar? 

Se você pensou que tudo o que precisava para reter um millennial seria uma boa proposta de salário… bem, você está bastante enganado. Jovens da Geração Y precisam de muito mais do que isso para que continuem interessados numa empresa. 

Para construir um espaço estimulante para esses colaboradores inquietos, você precisará seguir algumas exigências. No fim das contas, elas também serão benéficas para a cultura organizacional da sua empresa:

  • Programas de desenvolvimento bem estruturados para estagiários e trainees, além de bons planos de carreira para profissionais efetivos; 
  • Oferecer reconhecimento e promoções rápidas. Millennials não aguentam ficar parados na mesma posição por muito tempo; 
  • Entenda que o seu jovem profissional não quer ser mais um dentro da empresa. Ele quer ser um protagonista! Jamais trate millennials como se fossem apenas números; 
  • Ofereça treinamentos e aprimoramentos constantes. Desenvolvimentos em grupo e técnicas de coaching guiadas também podem ser uma boa pedida;
  • Nunca deixe de investir no profissional. A Geração Y, por saber que faz a diferença, gosta de sentir que a empresa vê um real valor no seu trabalho;
  • Ofereça horários flexíveis. Millennials prezam pela liberdade e não são do tipo que acham que vivem para trabalhar. 

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Imagens: Divulgação


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